Jarbas Barbosa (diretor-presidente da Anvisa) fala sobre papel das agências reguladoras.

Jarbas Barbosa (diretor-presidente da Anvisa) fala sobre papel das agências reguladoras.

Jarbas Barbosa participou, no dia 8/1, do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, onde ministrou uma palestra sobre a importância do papel das agências reguladoras nas emergências de saúde pública.

Sobre a Anvisa, Jarbas destacou, entre vários outros pontos, a Coalizão Internacional de Agências Regulatórias de Medicamentos – ICMRA, da qual a Agência faz parte, e suas estratégias regulatórias.

Jarbas Barbosa também elencou alguns desafios que a Anvisa tem pela frente, como a consolidação de marcos legais e conceituais das emergências em VISA, o desenvolvimento de planos de contingenciamento e a integração do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária nas redes mundial e nacional.

Uma maior clareza no papel da vigilância sanitária também foi ressaltada pelo diretor-presidente da Anvisa: “O SUS deveria incorporar mais a atividade de vigilância sanitária no seu dia-a-dia. O sistema de Vigilância sanitária é muito fragmentado e não tem atribuições de responsabilidades definidas. Tem estado e município fazendo normas. Podemos chegar a um caos normativo tremendo se não definirmos exatamente qual é o papel de cada um”.